Quem compõe as Forças de Paz da ONU

 
International Peace Prize Medal 1988
 
Quem compõe as Forças de Paz da ONU

O trâmite da implementação das missões de paz inicia-se no Conselho de Segurança da ONU, que decide sobre a composição das Forças de Paz. Quando da ocorrência de um conflito internacional, a Assembléia Geral, o Secretário Geral ou o próprio Conselho de Segurança podem trazer o assunto à discussão, envolvendo aí a diplomacia dos países membros. Este processo pode levar à decisão de desencadear uma missão de paz. Tomada a decisão, o Conselho de Segurança, prevendo a colaboração de tropas oferecida pelos países, estabelece o mandato da missão de paz e sua dimensão, enquadrando-a nos capítulos da Carta das Nações Unidas e delimitando seus objetivos.

A missão normalmente contará com os seguintes quadros componentes e respectivas equipes: político, diplomático, direitos humanos, administração civil, eleitoral, repatriação, monitoramento de fronteiras, observação, policial e militar, além de contar com serviço de campo e recrutamento local.

As forças de paz serão selecionadas conforme o mandato, sendo que elas compreendem três forças distintas, que são: a PKF (Peace Keeping Force), normalmente formada por tropas de infantaria, cavalaria blindada, aviação, saúde, engenharia e comunicações, dotadas de equipamento ligeiro; a UNPol (United Nations Police), formada por policiais militares destinados à atuação junto à população civil e a UNMO (United Nations Military Observers) formada por militares de todas as forças, destinados ao monitoramento imparcial dos locais de conflito.

A missão passa então à fase de organização pelo DPKO (Department of Peace Keeping Operations), que formaliza os contatos com os países que irão fornecer as forças e equipamentos necessários, apresentando-os no local da missão.

Segundo o DPKO, dentre os diversos requisitos necessários aos integrantes das forças de paz estão: aptidão física e saúde excelentes, alto nível de resistência à fadiga, elevada disposição, perfeita saúde mental, capacidade de investigação e julgamento, bom senso, atitude objetiva e imparcial, boa educação, disciplina, paciência, ser amistoso e de bom humor, capacidade de liderança, atitude e aparência madura, qualificação profissional necessária e, por fim, capacidade analítica para poder diferenciar entre abordagens idealistas e realistas na solução de problemas; e para os integrantes da UN Police e UNMO exige-se também fluência no idioma da missão (normalmente inglês, francês ou espanhol) e, se possível, no idioma local.



. . .
.
.
.